segunda-feira, 16 de março de 2009

Amizade: O tempo passou. E daí!?

Vou escrever sobre um tema que ficou martelando um pouco na minha cabeça após encontrar um amigo chamado Diego. Amigo esse que já não via fazia um bom tempo. Além disso, esse tema é algo muito difundido por mim. Sempre que sou questionado sobre amizade ou quando tenho chance de falar sobre sempre digo: "Sabe aquelas pessoas as quais você pode ficar anos e mais anos sem ver, mas assim que rever será como sempre? Vai te tratar da mesma forma, não vai haver aquela sensação de que o laço que havia ali enfraqueceu(muito comum com "amigos de infância")."

Bom, Diego foi o único amigo que fiz em todo o tempo que morei na Av. São Rafael(Paralela). O filho da mãe além de nascer no mesmo mês, ter mãe solteira, mesmo signo, ainda me inventa de ter um temperamento parecido com o meu. Nesse tempo em que morei na Paralela passamos pelas mesmas coisas em tempos diferentes(principalmente experiências com meninas onde um não podia rir do outro porque o um também passava pelo que o outro passava).

Me mudei para Nazaré(Centro) novamente. Daí perdemos um pouco o contato. Passei anos morando aqui em Nazaré e apenas 1 vez ele veio para cá, dormiu lá em casa e ainda filou o rango. Depois disso nunca mais. Até que fui morar novamente na Paralela. Fui dar um rolé no outro condomínio onde morei e conheci ele, e REALMENTE sem querer nos encontramos... Aí foi a nigrinhagem de sempre e muita zuação. Descobri que ele já não morava mais lá, havia se mudado para outro condomínio lá perto também. Até que eu me mudei NOVAMENTE para Nazaré. Dessa vez mantínhamos contato pela internet e tudo o mais...

Agora no mês de Fevereiro, marcamos de ir no shopping, comer algo e bater-papo. Sendo que foi bem de última hora mas deu certo. Imaginem que ocorreu o de sempre, parecia que ainda mantínhamos contato frequente e tudo o mais. Nos entendemos, descobrimos que passamos por mais experiências quase idênticas... Os dois terminaram com suas respectivas "Carol's"...

Enfim... Com todo esse longo prelúdio, tenho por intenção discorrer sobre como é interessante essa coisa de poder ficar longe de pessoas queridas pelo tempo que for e quando os reencontrar poder desfrutar da mesma amizade de sempre e ainda mais parecer que tempo algum passou.
Afinal de contas, todos nós já tivemos frustrações quanto a isso. Você reencontra aquele amigo seu de infância e percebe que fica até difícil restabelecer um "link" entre vocês.

Lembro-me que após me encontrar com Diego e darmos muitas risadas nos despedimos e daí fui encontrar minha namorada. E boa parte da noite falamos sobre isso, eu até disse que ía escrever sobre isso no nosso blog. Não me contive e resolvi escrever aqui mesmo. Todo mundo tem histórias sobre isso. E ninguém consegue negar a tamanha satisfação que é ter amizades assim.
Não que Diego seja o único amigo que tenho assim, mas como ele foi o que vi mais recentemente, ele foi o exemplo.

E vocês? Têm tido essa experiência com amizades suas?

9 comentários:

  1. Mona... quero saber quando é que você vai pegar o bofe...

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo é raiva porque você perdeu a chance lá com o bofe de New York?

    =P

    ResponderExcluir
  3. Hehehehe. Brincadeiras à parte, agora vou introduzir a minha...

    Rapaz... eu tenho um amigo que conheci na faculdade. Nessa época, tamanha era a sintonia, que a gente se comunicava por telepatia. Sério mesmo. Dispensávamos a linguagem falada ou escrita.
    Ele até morou comigo lá em casa por dois anos, mas já faz igualmente 2 anos que ele se mudou.
    Passamos um tempão sem nos falar. Ele ficou meio anti-social um período: não atendia telefone, não respondia e-mail, telepatia, sinal de fumaça, nada. E isso foi com todo mundo (não só comigo). Ele só pensava em trabalhar.
    Essa semana, depois de reestabelecer contato, nós marcamos de almoçar com nossas respectivas namoradas e depois vermos o por-do-sol em Humaitá. Nós tínhamos muita sintonia na época da faculdade, mas dessa vez, quem reparou nessa sintonia foram nossas namoradas. Tudo que ele dizia minha namorava reclamava: "Parece que eu estou ouvindo Tiago falando". E a namorada dele, idem.
    A distância aumenta, mas a sintonia parece um fio inquebrável.

    ResponderExcluir
  4. Aqui você não introduz coisa alguma! Tá pensando o que?

    Muito legal que sua namorada aceitou seu amante de longa data =D

    Sem brincadeiras...
    Essa coisa de "transmimento de pensassão" como eu chamo, tenho muito com minha namorada que há algum tempo atrás era minha melhor amiga(somente melhor amiga).
    Interessante que eu completo ou já sei o que ela quer dizer ou mesmo quando ela pede pr'eu falar porque "sente" que eu tenho algo a dizer...

    Valeu Tiago!

    ResponderExcluir
  5. man, vc nao citou meu nome, mas eu sei q ainda moro no seu coração!
    ehaehaiuehuiae

    vc é um baita amigo de infância cara..

    e qndo se fala em semelhanças.. lembro até hj do dia q tavamos la se atualizando, um contando com cada um tava, o q tava fazendo da vida, ai vc vai e me diz q tocava guitarra, sendo q eu tava aprendendo tbm! ai c falou de charlie brown, eu era fanzao...

    porra, realmente agente nunca mais se viu, mas tenho certeza q nada mudou, o problema é q vc é mto aboiolado e é dificil de agente marcar as coisas pra fazer

    mas eu considero vc man, pra porra, olha só..

    eu sou obrigado a reescrever o que vc ja escreveu acima:

    "Sabe aquelas pessoas as quais você pode ficar anos e mais anos sem ver, mas assim que rever será como sempre? Vai te tratar da mesma forma, não vai haver aquela sensação de que o laço que havia ali enfraqueceu(muito comum com "amigos de infância")."

    abraço!
    Alabê

    ResponderExcluir
  6. Alabê cabra! Tu é o exemplo do amigo de infância que se consegue manter um laço =P

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Buddy, Raul e Léo... são exemplos de amizades assim...

    Sendo q hj tenho bem mais contato com Buddy, do que com os outros...

    Mas tb tem uma outra série da amizades assim... A vida é cheia dessas coisas...

    \o/

    ResponderExcluir
  8. Vixe....
    se fosse para dar exemplos de amigos assim... o qual os laços nunca se desprendem.. eu daria um exemplo em particular:

    Danile - Faziamos alfa, com idade entre 4 a 5 anos, numa escolinha na av. Carlos Gomes no centro da cidade. Muito amigas, eramos as únicas meninas da classe. Até que a formatura no final do ano nos deixou afastadas. Na escolinha não havia turmas de 1° série. =/
    "Porém a vida... ah vida.... a vida é uma caixinha de surpresas..e numa bela manhã de sol"... do ano de 2004 nos reencontramos em outra escola .. dessa vez em outra av. E como diz tiago .. foi a mesma "nigrinhagem" de sempre. Só que a vida.... a vida é uma tragica surpresa..e alguns anos depois quis o destino que ela se mudasse de colégio. =/
    Mas essa senama a encontrei na lapa. ou melhor .. ela me encontrou. Ela é a UNICA amiga de infância da minha vida.. Gente finisssima... Vou mandar esse post pra ela.

    ;P

    ResponderExcluir
  9. Então por favor peça para que ela comente ok?

    O depoimento dela após o seu é de tamanha importância =P

    É isso Poli, todo mundo tem algum amigo assim.
    Isso é muto bom, felizmente tenho alguns e algumas assim, os quais farei um pouco mais de esforço para manter contato.

    Me lembro de quando tu contou a história dessa guria.

    E "Chucky" (Renan Calixto), tenha a certeza de que nada afasta a possibilidade de que "conosco" ocorra o mesmo. Mas eu prefiro dizer que é melhor que nada afaste nós e mais nosso povo!

    Valeu povo!

    ResponderExcluir